sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tutorial: túnica medieval unissex super simples!

Nossa! O evento é amanhã e não faço a menor ideia do que usar! E agora?

Não se descabele! Para os desesperados, fiz um tutorial de túnica medieval super simples, que vai fazer toda a diferença, dando o toque final no seu look, que será composto por peças que praticamente qualquer pessoa tem em casa.

Esse tutorial é para pessoas totalmente leigas na arte da costura, rs, e que não querem, podem, têm tempo ou conseguem costurar nada :)

Foi escrito com termos claros, que todos podem compreender!


Você vai precisar de:

-fita métrica (ou régua, nesse caso serve também);
-tesoura;
-lápis, caneta, canetinha ou canetão;
-tecido;
-acessórios.

1º passo: comprar o tecido

Escolha a cor e tecido que desejar! Recomendo que seja fosco, pois, essa é uma túnica que remeterá às vestes dos camponeses, e estes não costumavam usar tecidos brilhantes, eram caros :)

-Existem algumas cores que são ainda mais características, como: verde (principalmente o tom de musgo), marrom, preto, cinza e branco, neutros em geral.
-Existem alguns tecidos que são ainda mais característicos: linho, tecidos de algodão em geral, brim crú, americano crú, lona crua.

Compre o dobro do comprimento que deseja que a túnica possua. Por exemplo, se você deseja que sua túnica meça 1,2m (1 metro e 20 centímentros) de comprimento, compre 2,4m de tecido. 

Você encontrará lojas de tecidos e aviamentos (nessas últimas, poderá comprar tesouras, fitas métricas e acessórios) em vários bairros de BH e região. Mas, se no seu bairro não houver lojas assim, corra ao Centro da cidade! Não deixe para a última hora, algumas lojas dessas fecham antes das 18hs.


2º passo: medir-se

Essa túnica só precisará de duas medidas: a medida do comprimento e a medida da largura das suas costas.

O comprimento pode variar conforme sua vontade. Em várias épocas, as túnicas femininas eram mais compridas que as masculinas, algumas chegando até os pés. As masculinas costumam ser mais curtas, porém, cada época almejava um comprimento diferente, algumas acima do joelho, outras na metade da canela. Portanto, decida o comprimento à vontade :)

Para medir a largura das costas, usei um manequim masculino que tenho, só que ele não tem braços! Hahaha, então, não se esqueça de incluir seus braços na hora de se medir :)
Ignorem a qualidade das fotos, por favor, fiz tudo às pressas também!


Nesse caso, a largura das costas ficou em 41cm. Vou fazer a minha túnica com 50cm de largura das costas, para dar um caimento diferenciado. Você pode fazer isso também, se quiser! Só não aumente demais essa medida, ou a túnica pode não ficar legal.


3º passo: medir e cortar o tecido

Hora de transferir as medidas para o tecido.

Fica difícil mostrar nas fotos, mas, eu já marquei as medidas no tecido com ele dobrado ao meio, dessa forma, cortarei os dois lados juntos e terminarei a túnica mais rapidamente. Fazer isso em outros casos é bastante desaconselhável, rs, mas, nesse caso funcionará muito bem :)

Ignorem o fundo e o HD que eu usei como peso, para que o tecido não escorregasse! Hahaha!

Escolha um local plano e grande para repousar o tecido (já dobrado ao meio). Se não tiver uma mesa grande assim em casa, faça no chão mesmo. Só certifique-se de que estará limpo, para não sujar o tecido, a menos que a sujeira seja proposital e cenográfica, hehehe!

Geralmente, quando compramos tecidos, eles vêm um pouco amasados (esse está muito porque está guardado no meu atelier há séculos!), o ideal é descansar o tecido (deixá-lo aberto, desdobrado, esticado em algum lugar) dias antes de usá-lo (esse tempo varia conforme o tipo de tecido), mas, esse é um tutorial para desesperados, então, os amarrotados do tecido serão altamente cenográficos =D

Esse tecido é um tricoline marrom.

Com a fita métrica, medi 50cm (largura que escolhi para as costas) na parte da dobra do tecido. Note que fiz uma marca na altura dos 25cm, essa marca ajudará na hora de cortar o buraco onde enfiar a cabeça!

Usei um giz de alfaiate para marcar o tecido, mas, você pode usar uma caneta, lápis, canetão, canetinha, enfim, o que você tiver! Só que canetas, canetinhas e canetões podem manchar o tecido na hora de lavar, então, se for o caso, faça só risquinhos minúsculos :)


Para marcar o desenho da gola (buraco de enfiar a cabeça, rs), você pode usar um objeto qualquer, que possua o formato da gola que você deseja (pode ser também redondo, quadrado, em V, etc) e cujo tamanho permita que sua cabeça passe no buraco. Esse porta CD's que escolhi vai deixar o buraco até um pouco maior do que eu queria, mas, vai servir!

Note que eu medi a largura do objeto, nivelando o meio do objeto com a marca de 25cm que fiz no tecido, dessa forma, o buraco da gola ficará bem no meio da túnica!


É só riscar em volta do objeto.


E cortar :)


Depois, trace o comprimento no tecido, fazendo uma linha reta.

Eu tenho uma régua longa especial para isso :) você pode usar uma fita métrica para fazê-lo, ou qualquer régua que tiver em casa, basta ir riscando aos poucos de a régua não for longa o suficiente.

Escolhi fazer uma túnica longa.


É só cortar na linha traçada e a túnica está pronta!


O que faz desse pedaço de tecido com alguns cortes uma túnica medieval?

Bem, pra começar, não se assuste, mas, as roupas foram evoluindo muito ao longo da história da humanidade! Os cortes das primeiras épocas registradas eram bem simples mesmo, há registros de túnicas feitas exatamente dessa forma no início da idade média. É claro que há vários outros tipos de cortes e formas de fazer túnicas, inclusive costurando-as.

Então, o que faz diferença são os acessórios e as peças de roupa usadas por baixo da túnica.

Para compôr um look feminino, usei uma blusa de manga comprida branca, simples, uma saia longa preta, uma fita de cetim larga dourada (que você compra em lojas de armarinhos e até papelarias) e um colar, para dar um toque especial, mesmo que não seja exatamente o mais condizente com a veste em si, foi o que eu encontrei na hora e tem um aspecto bem medieval =D

look feminino


Usei a mesma túnica para criar o look masculino! Para deixá-la mais curta, apenas fiz uma dobra no comprimento e a amarrei na cintura, com uma fita de cetim preta, que não vai aparecer. Por cima da dobra, usei dois cintos, um roubei do papai (rs, ficou larguíssimo na manequim, então, serve só de exemplo mesmo) e o outro é meu mesmo.

A camisa é de linho, o que ajudou a dar um aspecto ainda mais medieval à roupa. Por ter ficado comprida e larga na manequim, ficou melhor ainda! Amarrei duas fitas brancas no pulso para prender as mangas, assim, elas não vão ficar escorregando e ficarão "afofadas".

Você pode usar uma camisa de manga comprida comum, ou de alfaiataria (conhecida como "social", daquelas que você tem no fundo do guarda-roupas e só usa quando vai a um casamento, sabe?). A calça também é de alfaiataria (social), preta e simples.


looks masculinos


Pronto, você está salvo (a)! Já pode ir ao evento :)
Incremente seu look conforme sua criatividade e as ferramentas que tiver em casa!

E bom picnic!

2 comentários:

  1. Olá meu bem. Vc costurou as laterais?
    Se sim, quantos centímetros de abertura deixou para as cavas?
    Adorei toda essa pesquisa que vc fez para executar a peça!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliana!

      Que bom que gostou ^_^

      Não, as laterais não foram costuradas, esta peça foi escolhida por ser bem simples mesmo e muito fácil de fazer. O que a mantém unida é o cinto ;)

      Seria um prazer contar com sua participação no nosso próximo evento! O de 2015 acontecerá no dia 28/06, no Parque Municipal de Belo Horizonte.

      Grande abraço pra você!

      Excluir

Por favor, deixe sua opinião!